Através dele você garante toda a Linha Tio João e demais produtos Josapar sem sair da sua casa.
2 xícaras (chá) de Arroz Sasanishiki Variedades Mundiais Tio João – Cozinha Japonesa
4 colheres (sopa) de vinagre branco
4 colheres (sopa) de açúcar refinado
2 colheres (chá) de sal
1 colher (chá) de saquê
3 folhas de nori (folhas de alga) cortadas ao meio
3 colheres (sopa) de gergelim branco e preto, tostado
6 unidades de Kani Kama
6 tiras de pepino sem semente
6 tiras de manga madura
Lave o arroz, coloque-o em uma panela e acrescente 4 xícaras (chá) de água fria. Deixe de molho até que os grãos estejam opacos e brancos. Leve a panela tampada ao fogo alto. Quando abrir fervura, abaixe o fogo e cozinhe por 8 minutos. Apague o fogo e deixe abafado por mais 8 minutos.
À parte, leve ao fogo baixo o vinagre, o açúcar, o sal e o saquê, até dissolver o açúcar.
Espalhe o arroz cozido em uma tigela grande de vidro, de porcelana, ou na tradicional feita de bambu. Regue com a mistura de vinagre, mexa e abane o arroz constantemente, até que esfrie. Use uma colher de pau ou, se preferir, um ventilador pequeno.
Para montar, comece colocando ½ folha de nori sobre uma tábua. Espalhe o arroz avinagrado sobre a alga, com as mãos úmidas, pressionando os grãos até obter uma camada uniforme de arroz. Polvilhe o gergelim sobre o arroz.
Sobre uma esteira de bambu própria para enrolar sushi, vire a folha de nori com a parte do arroz para baixo, coloque o recheio em uma das extremidades para que fique modelado, formando um rolinho.
Com uma faca grande e afiada, corte cada rolinho em cerca de cinco partes iguais, obtendo assim os uramakis. Sirva em seguida, em uma travessa, acompanhado de lâminas de gengibre agridoce, pasta de raiz-forte e molho de soja.
O Arroz Tio João está há 50 anos presente na mesa dos brasileiros e é produzido pela Josapar, uma das maiores empresas alimentícias do país. A marca possui uma ampla variedade de produtos disponíveis nos pontos de venda de todo o país.