
Baião de Dois
INGREDIENTES
250 g de feijão-de-corda
2 folhas de louro
4 dentes de alho descascados (16 g)
½ xícara (chá) de manteiga de garrafa (100 ml)
1 cebola grande picada (240 g)
2 pimentões vermelhos em cubinhos (340 g)
2 xícaras (chá) de Arroz Grãos Nobres Tio João (340 g)
sal
400 g de queijo de coalho em cubos de 1 cm
2 maços de coentro picados (140 g)
MODO DE FAZER
Na véspera do preparo, lave o feijão e deixe-o de molho em 4 xícaras (chá) de água (800 ml).
Então, cozinhe-o juntamente com as folhas de louro e os dentes de alho por 30 minutos, ou até o feijão ficar macio, porém firme (se necessário, adicione mais água). Separe o feijão do caldo.
Em outra panela, em fogo médio, aqueça metade da manteiga e murche a cebola. Adicione o pimentão e o arroz e refogue por 3 minutos, ou até o arroz ficar transparente.
Junte o feijão ao arroz e adicione 4 xícaras (chá) do caldo do feijão (800 ml). Se necessário, complete com água. Abaixe o fogo, tempere com sal e cozinhe em panela semitampada por cerca de 20 minutos, ou até o arroz ficar cozido e seco.
Enquanto o arroz cozinha, aqueça uma frigideira e grelhe os cubinhos de queijo até que fiquem bem dourados.
Desligue o fogo do arroz e regue-o com o restante da manteiga. Adicione o queijo e metade do coentro, tampe a panela e deixe descansar por 5 minutos para que o queijo derreta no vapor.
Finalize com o restante do coentro e sirva em seguida, como prato único.
DICAS
Caso você tenha acesso ao queijo de coalho nordestino (geralmente encontrado em casas do norte), não é necessário grelhar o queijo para essa receita.
Substitua o feijão-de-corda por feijão-verde, obtido das vagens do feijão-de-corda que ainda não atingiram seu completo desenvolvimento e não foram secas.


Veja mais
receitas com
esse produto.