Através dele você garante toda a Linha Tio João e demais produtos Josapar sem sair da sua casa.
Arroz:
2 xícaras (chá) de Arroz Tio João Grãos Nobres (340 g)
1 xícara (chá) leite de coco (200 ml)
1 colher (chá) de sal (5 g)
Molho de camarão:
1 kg de camarão-sete-barbas
1 colher (sopa) de coentro em pó (10 g)
1 colher (sopa) de páprica picante (10 g)
½ xícara (chá) de azeite de dendê (50 ml)
2 cebolas picadinhas (300 g)
sal e pimenta-do-reino
Charque:
¼ de xícara (chá) de manteiga de garrafa (50 ml)
4 cebolas em rodelas fininhas (600 g)
4 dentes de alho picadinhos (16 g)
1 kg de charque dessalgado e desfiado
½ maço de cheiro-verde picadinho (40 g)
Arroz:
Coloque o arroz e 4 ½ xícaras (chá) de água (900 ml) em uma panela e tempere com o sal. Leve para cozinhar em fogo baixo, com a panela semitampada, até que o arroz esteja cozido (um pouco mais cozido que um arroz soltinho) e seco. Então, desligue o fogo e junte o leite de coco. Misture bem, tampe a panela e deixe descansar por 5 minutos para que o arroz absorva o leite de coco.
Enquanto o arroz cozinha, prepare o molho de camarão: limpe o camarão e reserve as cascas e cabeças. Tempere o camarão com o coentro em pó e a páprica.
Aqueça metade do dendê, junte as cascas e cabeças do camarão e toste-as, em fogo alto, até que elas fiquem bem douradas. Junte 1 xícara (chá) de água (200 ml), tampe a panela, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 5 minutos. Coe o caldo e reserve-o, dispensando as cascas.
Volte a panela ao fogo alto, aqueça o restante do dendê e doure o camarão. Adicione a cebola e refogue por 2 minutos, ou até murchar. Acrescente o caldo reservado e desligue o fogo. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto.
Charque: derreta metade da manteiga, doure a cebola e reserve-a. Na mesma panela, derreta o restante da manteiga e doure ligeiramente o alho. Acrescente o charque e refogue-o até que fique dourado. Desligue o fogo, adicione as cebolas reservadas e o cheiro-verde e misture bem.
Montagem:
Coloque o arroz em uma forma de anel (pudim) e vire-a sobre uma travessa. Coloque o charque no centro e regue o arroz com o molho de camarão.
Dica:
Essa receita é originalmente feita com camarões secos defumados. A substituição pelos camarões frescos deixa a receita mais leve. Caso queira fazer a receita original, procure pelos camarões secos em mercados municipais e, ao fazer o molho, vá adicionando água aos poucos, até que o camarão fique macio e bem hidratado.
O Arroz Tio João está há 50 anos presente na mesa dos brasileiros e é produzido pela Josapar, uma das maiores empresas alimentícias do país. A marca possui uma ampla variedade de produtos disponíveis nos pontos de venda de todo o país.